Idosos, crianças e pacientes oncológicos enfrentam madrugada ao relento em Valparaíso de Goiás à espera de van rumo a hospitais da capital.

Todos os dias, moradores de Valparaíso de Goiás que necessitam de tratamentos de saúde especializados enfrentam a madrugada à espera de transporte para Goiânia. Por volta das 2h30 da manhã desta terça-feira, cerca de dez pacientes foram vistos em frente à Secretaria Municipal de Saúde, no bairro Parque Rio Branco, aguardando uma van da prefeitura. Eles permaneciam no local sem qualquer estrutura de apoio – sem segurança, assentos ou abrigo – até o veículo chegar para levá-los à capital do estado.
Esses pacientes, entre eles idosos, pessoas com deficiência, crianças e pacientes oncológicos, dependem do transporte gratuito oferecido pelo município para conseguir tratamento em Goiânia. A capital, que fica a aproximadamente 190 km de distância (cerca de 2h30 de viagem), conta com hospitais de referência em oncologia, urologia e hemodiálise, serviços não disponíveis em Valparaíso com a mesma complexidade. Por isso, muitos precisam se deslocar semanalmente ou até diariamente para continuar seus cuidados de saúde.
